quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Rachel Malafaia - Ao Deus Vivo - 2010


Após 4 anos sem lançar outro Cd inédito, Rachel Malafaia vem com muita maturidade em seu novo álbum "Ao Deus Vivo". São 14 canções voltadas para o louvor & adoração. O encarte vem com lindas fotos de Rachel e o álbum está entre os melhores cds de 2010, na categoria "Pop Adoração". Produzido por Paulo César Baruk, as letras das canções já vem acompanhadas de cifra, para auxiliar quem gosta de tocar instrumentos na igreja. Confira a análise desse precioso trabalho:

Hino de Ezequiel
Bem misteriosa, a canção inicia com os aplausos da Igreja O Brasil para Cristo e seguida de piano. Então, surgem os violinos e a bateria dando um peso a mais para a abertura. "Hino de Ezequiel" descreve a passagem bíblica de Ezequiel 37, onde há um vale de numerosos ossos secos. Com ministração impactante, Rachel interpreta-a com muita firmeza e autoridade. "Sopro dos quatro cantos, vem, aos ossos secos vem reavivar...Verei, verei, verei levantar....". A canção retrata o momento em que a cantora sentia que estava "adormecida", porém, era necessário levantar-se. Então, essa composição de Brian Ming veio exatamente de acordo com o que Rachel estava precisando. Ótima canção para corais e, também, solo.

Encontra em mim
Ao estilo Pop/Rock, "Encontra em Mim" é uma composição de Joe Vasconcelos. Bem congregacional, é perfeita para os momentos de celebração em sua igreja. A música fala sobre adorar a Deus em espírito e em verdade e para que Ele procure em nós um verdadeiro adorador. Com bastante guitarra, violões, efeitos de teclado, a canção tem tudo para fazer parte dos grupos de jovens. "Em Espírito e em verdade, te adoramos, Deus, de todo o coração...Em espírito e em verdade, te adoramos Deus. Encontra em mim o teu adorador...".

Tu és bem-vindo
Bem espiritual, essa canção foi escrita, também, por Joe Vasconcelos. A letra faz um convite ao Senhor Jesus para entrar na igreja, na nossa casa, na nossa vida, declarando que Ele é bem-vindo em nosso meio. Inicia com piano e ganha violão mais à frente. Canção de fácil assimilação, "Tu és bem vindo" está entre os grandes destaques do Cd. "Tu és bem vindo neste lugar. Viemos te adorar. Viemos te adorar. Dedicamos este momento, estas canções a Ti Senhor, em teu louvor. Te alegra ouvir, o nosso coração. Reunimo-nos aqui em adoração a Ti....".

Desejo Maior
"Desejo maior não tenho em mim do que estar contigo, bem junto a Ti. Viver todo tempo sem me afastar, nem por um momento só, deixar o teu lado...". Perfeita canção de adoração, Desejo Maior fala sobre o nosso desejo em estar com o Senhor. Sem a presença Dele, a nossa vida não teria sentido. Composta, também, por Joe Vasconcelos, "Desejo Maior" inicia bem tranquila e ganha peso somente na segunda parte, com o acréscimo de bateria.

Poderoso
Letra de Leila Franciele, a canção fala que pra Deus não há impossível e que para tudo Ele tem solução. Nos primeiros segundos da canção, a bateria inicia bem tranquila, porém, entram em cena as guitarras com toda a força. A música foi escolhida como single do álbum e é muito ministrada por Rachel por onde passa. "Para Deus não existe impossível. Para tudo Ele tem solução...A tristeza converte em alegria, pois ele muda qualquer situação...". É uma canção de adoração e, ao mesmo tempo, possui uma pegada bem moderna. Ótima proposta dessa canção.

Te amo Senhor
Bem pop, "Te amo Senhor" segue a mesma linha de "Encontra em Mim". Escrita por Eliseu Costa, a música fala que, de todo o coração, nos achegamos ao Senhor e expressamos a nossa gratidão e o nosso amor por Ele. A canção inicia com baterias e guitarras e o back vem com muita afinação na estrofe anterior ao refrão. Com certeza, os jovens vão amar essa canção. "Eu te amo, Senhor. E te quero a cada dia mais. Tu és tudo o que eu preciso. És a minha porção, o amado da minh'alma. Jamais poderei viver sem Ti..."

Meu Senhor Jesus Cristo
Escrita, também, por Eliseu Costa, a canção é bem calma. Lembra aqueles hinários da Harpa Cristã, bem espirituais. Nessa canção, Rachel esbanja técnica vocal. Não somente a técnica, mas também muita reverência ao Senhor Jesus. Rica em piano e violinos, a música representa uma oração a Deus: "Meu Senhor Jesus Cristo, nesta hora aqui estou. Para celebrar teu nome e entregar o meu louvor. Óh recebe meu Senhor o que ofereço a Ti. Abro o meu coração, dando a Ti, adoração...".

Só Jesus
Regravação de "Not but Jesus", do grupo australiano Hillsong Live, "Só Jesus" segue a mesma espiritualidade da versão original. Escrita por Brooke Ligertwood, a canção fala que louvaremos a Deus em todos os momentos: no silêncio, no secreto, no tumulto, na fraqueza, no sossego. Com bastante violão e efeitos de teclado, a música produz um clima de intimidade com Jesus: "Não há outro igual pra mim. Só Jesus. Lá na cruz morreu por mim. Para sempre louvarei...".

A Ti que me amou assim
Composição de Alexandre Malaquias, "A Ti que me amou assim" fala do grande amor de Deus por nós que não somos dignos. Rica em piano, a letra é simples, porém, recheada de espiritualidade. "A Ti que me amou assim, tanto amor por mim, que não sou digno. Ao Deus do meu coração minha adoração e o meu louvor". Ótima para corais de todas as idades!

Tudo posso
Composta por Bruno Gusmão, "Tudo posso" fala sobre as buscas vãs dos seres humanos: fama, glória, poder. De nada adiantaria obter tudo isso sem a presença de Deus. É ela que preenche o vazio da alma. Riqueza pode trazer o conforto, mas não a alegria de viver. Canção muito bem elaborada. Inicia com violão e ganha o peso da bateria somente na segunda parte. Bem pop, é uma canção bem gostosa de ouvir e traz uma grande lição de vida. "Por que sonhar com glória, fama e poder? Me iludir com que o mundo oferece? Por que me preocupar com o amanhã? Será que vale o estresse?.

Alfa e Ômega
Com as participações especiais de Danielle Cristina e Raquel Mello, a música é uma declaração ao Senhor Jesus de que Ele é Santo, Digno de toda a glória. Foi um trio perfeito. Em uma performance magnífica, as três ungidas combinaram suas vozes para dar o melhor para Deus. Inicia com pianos, violinos e guitarras. "Ao Alfa e o Ômega. O Princípio e o Fim. Em ti todas as coisas vieram a existir. O Cordeiro que foi morto, mas dentre os mortos ressurgiu. O Todo-Poderoso. O que era é e há de vir...". Belíssima letra de Leila Franciele.

Recomeçar
Escrita por Rafael Brito, a canção não possui back-vocal. Somente Rachel a interpreta. A letra é muito tocante. Fala sobre o quanto não cumprimos com o que prometemos ao Senhor. Porém, mesmo assim, o Senhor nos sonda, nos compreende e vem com Sua misericórdia sobre nós. É uma canção muito íntima, perfeita para ouvir sozinho, em seu quarto. "Não posso entender, como fostes capaz de te entregares por mim, pecador que sou. Numa morte cruel que, só de lembrar, o meu coração já pensa em chorar..".

Ele vai comigo
Letra de Nani Azevedo, "Ele vai comigo" descreve que, em qualquer lugar que estejamos, o Senhor irá conosco. Seja no deserto, no vale, na fornalha, na cova dos leões. Enfim, lá está Ele conosco. Bem calma, segue num estilo bem diferenciado das outras canções, porém, sem perder o seu destaque. "Aquele que teme ao Senhor nunca está sozinho. Aquele que teme ao Senhor anjos de Deus o protegem. Confiarei, descansarei nos teus braços de amor, meu Senhor e Rei. Confiarei, descansarei, nos Teus braços de amor, meu Senhor....".

Novo Dia
Uma proposta diferente de outras canções. "Novo Dia" segue um estilo meio MPB/Bossa Nova. Escrita por Jairo Bonfim, a música fala sobre ofertar a Deus o que nunca ofertamos e que não desejamos ser como antes. "Quero surpreender a Ti, Senhor, com minha adoração. Em espírito e em verdade Te exaltar com minha gratidão. Quero oferecer a Ti, Senhor, o que nunca ofertei. Meu Isaque te darei com um puro coração...". E assim, o álbum "Ao Deus Vivo" é encerrado.

CONCLUSÕES
Carregado de espiritualidade, Rachel Malafaia apresenta, a nós, seu novo álbum. Nota-se que a intérprte amadureceu muito durante este período sem gravar. As canções são ótimas para ser entoadas na igreja, no momento de louvor & adoração. São ótimas, também, para ouví-las dentro de seu quarto, num momento de oração. Realmente, é um Cd para você conectar-se com o Todo-Poderoso. Adquira já o seu, em Cd e Playback.

Nenhum comentário:

Postar um comentário