terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Eliane Silva - Fenômeno de Glória - 2010


Entrando para o Ranking dos melhores Cd Pentecostais de 2010, "Fenômeno de Glória" vem com um repertório muito forte, cheio de autoridade. Eliane traz uma novidade no encarte: uma capa que reveste a caixa de acrílico, e o seu nome brilhando de cor azul. Tirei uma foto para tentar mostrar pra você, mas é mais bonito vê-lo "ao vivo" (Risos):



A Lei do Equilíbrio
Composição de Agailton Silva, está entre as mais belas canções do Cd. Descreve os acontecimentos do fim do mundo, do arrebatamento da igreja e do desespero daqueles que ficaram. A cantora e o back dão início à canção, bradando com toda a autoridade: "O Céu se abrirá, de norte a sul, e aparecerá além desse azul, o filho de Deus, em glória e luz. A igreja subirá ao encontro de Jesus...". O estilo dessa canção é pentecostal, porém, possui uma pegada pop. Cheia de metais, guitarras e efeitos no teclado, "A Lei do Equilíbrio" necessita de muito ensaio para ser cantada na igreja, pois o refrão é rápido e são poucos momentos em que há tempo para respirar. "Vai tremer, sacudir, abalar, desestabilizar, o planeta azul do Sistema Solar, quando se desligar, se desconectar, a energia divina e sobrenatural que protege esta Terra de um mal invisível, letal, destrutível, indetectável, imune ao satélite, ao sensor do radar...". Porém, se você pegar bem essa canção, recomendo cantá-la em sua igreja. Vai ficar lindo.

Ele está passando aqui
Escrita por Moisés Cleyton, a canção lembra o estilo de "Dono do Milagre" de Elaine de Jesus e, também, "Até tocar o Céu" de Eyshila. Com um refrão bem forte e de fácil assimilação, "Ele está passando aqui" é ótima para grupos em geral. "Ele está passando aqui, ele está passando aqui, eu estou sentindo a glória, sei que Ele está aqui. Ele está passando aqui, Ele está passando aqui, pra fazer o impossível, sei que Ele está aqui, está aqui....". A música descreve os momentos em que Jesus passou e operou grandes milagres como a ressureição de Lázaro, por exemplo. Com muitos violinos, baterias e teclados, a canção inicia misteriosa e vai ganhando peso confome o seu desenvolvimento.

O médico errou
"O médico errou quando disse: Você nunca mais andar. Quando disse: Você nunca vai ver a luz. Quando disse: Você vai ser sempre doente. É porque não conhece o poder de Jesus. O médico errou...". Canção voltada para a cura, "O médico errou" também está entre os destaques do Cd. Letra de Roberto Reis, a música fala sobre a morte da filha de Jairo e a doença da mulher do fluxo de sangue. Assim como Jesus realizou o milagre nos dois casos citados acima, Ele pode realizar o milagre na vida de quem está enfermo nos dias de hoje: "Pode fazer o exame tirar raio-x, se a medicina te desenganou, creia que o médico errou...". Inicia com guitarra e flauta, bem triste, porém a canção apresenta letra e ritmo fortes.

Fenômeno de Glória
Ao estilo de "Isso é coisa pra Deus", "Fenômeno de Glória" vem com muito impacto e unção. Descreve o grande poder de Jeová, e o quanto ele demonstrou sua grandeza na vida de grandes homens da Bíblia. "Ele entra no meio desse povo e vai causar um fenômeno neste lugar. Pega o faminto de glória e faz sentar no banquete do Céu pra se alimentar. Ninguém impede a sua mão, faz gigante beijar a poeira do chão, pode olhar o infinito e escolher a bênção que Ele põe em Sua mão...". Composta por Rogério Júnior, a música inicia bem calma, porém, ao entrar no refrão, os instrumentos vem com toda a força.

O manto é forte
Para quem é fã de um forrózão, "O manto é forte" chegou pra abalar. Escrito por Vanilda Bordieri, a canção fala das grandes maravilhas que Deus vai operar para quem estiver glorificando. Com bastante acordeom e metais, o refrão é bem expressivo: "Esse manto é forte, entra debaixo dele. Esse manto é forte, deixa te cobrir. Esse manto é forte, se envolva na glória, deixa o fogo cair...".

É a mão de Deus
Composta por Agailton Silva, a música é bem típica de Eliane Silva e do público pentecostal. "Deus vai brilhar na tua vida como o Sol que ilumina, para quem te ver saber que Ele é teu Senhor. Quem te julgava um derrotado, vai ficar envergonhado quando ver que Deus te exaltou...". Letra de encorajamento e de esperança, "É a mão de Deus" lembra "Sabor de Mel" de Damares: "É a mão de Deus, é a mão de Deus, é mão de Deus abençoando Ele. É a mão de Deus, é a mão de Deus, é a mão de Deus, mudando a vida dele". Tem tudo para ser, também, um grande single do álbum.

A tua fé te salvou
Letra de Jorge Binah, fala sobre a mulher do fluxo de sangue que queria tocar nas vestes de Jesus. Descreve, também, a passagem da morte da filha de Jairo e da cura de dois cegos. Com bastante violino, a canção é bem misteriosa e muito bem elaborada. Há também um declamado que Eliane faz no meio da música, cheio de autoridade. A canção não possui um refrão específico, mas vale ressaltar este trecho: "Era tremendo o alvoroço dos publicanos e fariseus, todos queriam chegar perto de Jesus, filho de Deus. E, vendo as grandes maravilhas feitas por Deus, o Senhor, ela rompeu a multidão e de Jesus se aproximou...". Ótima composição de Jorge Binah.

Vai ser só glória
Escrito por Gislaine & Milena, a canção fala sobre o dia em que encontrarmos Jesus na glória. É um dos destaques do Cd. "Vai ser só glória quando estivermos todos ali. Adorando ao Rei, Louvando ao Rei, Santo é o Rei, de pé ao Rei, glórias ao Rei. Ele é Santo, Santo, sim..Vai ser só glória...". Com um arranjo bem forte, a música apresenta teclados e metais bem expressivos no refrão. Ótima para ser entoada na igreja, tanto para corais quanto para solo.

Quem diria, hein!?
Com bastante violões, "Quem diria, hein!?" fala que Deus não escolhe o lugar onde deseja operar. E que não importa a grandeza da pessoa. Pode ser o menor do lugar, mas Deus capacita e usa como quer. "Quem dira que você estaria aqui, por Deus sendo honrado, quem diria? Que você iria voltar a sorrir, e nessa vida sendo abençoado, quem diria hein!?". Com bastante garra e firmeza, Eliane interpreta-a de maneira única e com muita autoridade. Bela letra de Sérgio Marques & Marquinhos.

Xodó de Deus
Quando eu li esse título, pensei: "O que será que essa música vai falar?". É um forró que descreve o quanto Deus protege os ungidos Seus e que quem mexe com eles, vai comprar briga com Jeová. Bastante acordeom, percussão, metais fazem parte da canção. Escrito pelas Irmãs Andrads, "Xodó de Deus" é um forró bem "pé-de-serra" (Risos). "Não mexe com crente de fogo, em nome de Jesus, eu vou te avisar. Não mexe com crente de fogo, pois vai comprar briga com Jeová...".

Ele é Deus
Canção de adoração bem impactante, "Ele é Deus" foi escrita por Vinícios Marquezany. Descreve a grandeza do Senhor e a Sua poderosa presença no meio da igreja. Inicia com distorção de guitarra e ganha violinos e bateria. Ótima para corais de todas as faixas etárias. "Sobre nós, magnifica presença de Jesus a igreja pode sentir. Confirmação de presença de Deus, está hoje aqui...".

É hoje, é agora
Eliane: "Dedico esta canção a todos os levitas que sonham com uma carreira musical. Creia que tua vez vai chegar! Eu profetizo que é HOJE, é AGORA, é JÁ". Escrita por Ryldo Lopes, a canção descreve o sonho de alguém em gravar um Cd, cantar para uma multidão, pregar e salvar almas. Uma novidade não só para o ministério da cantora como também para a música gospel. Creio eu que essa é a primeira canção evangélica que fala sobre esse tema. "Quem nunca sonhou em ver seu rosto estampado na capa de um Cd? Em ver a sua imagem refletindo na tela de uma TV? Quem nunca sonhou?...". Com teclados e violinos, a canção segue bem calma e ganha peso no refrão: "É hoje que os anjos vencem a batalha espiritual, é agora que a comitiva do Senhor invade o lugar, expulsando todo o mal...".

Adorai
Encerrando o Cd de um modo bem alegre, Vanilda Bordieri escreveu "Adorai". Bem pop, é ótima para o grupo de jovens e com bastante divisões de vozes. A música apresenta bastantes metais, guitarras, bateria e teclado. "Adorai, exaltai, glorificai. Adorai, exaltai, glorificai...". O refrão é bem fácil, não demora-se muito para assimilá-lo. A canção convida a todos os moradores da Terra a adorar ao Senhor Jesus e ajoelhar-se diante Dele. E assim, encerra-se esse maravilhoso trabalho.

CONCLUSÕES:
Bom, esse Cd realmente é um "Fenômeno de Glória". As canções foram muito bem selecionadas e colocadas em ordem perfeita. Eliane Silva interpretou as canções com muita autoridade e segurança. O produtor Melk Carvalhedo deu um "show" nos arranjos. Todas as canções ficaram com arranjos e interpretações fortes. Um álbum coeso, pentecostal e belíssimo que vale a pena você adquirí-lo. Em Cd e Playback.

Nenhum comentário:

Postar um comentário