quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Damares - Diamante - 2010


Após o sucesso do aclamado Cd "Apocalipse", Damares presenteia o público pentecostal com uma joia preciosa: "Diamante". Na mesma linha pentecostal do álbum anterior, o novo projeto veio com uma rigorosa seleção de repertório, pois afinal, superar o sucesso de "Sabor de Mel" exigiria uma enorme responsabilidade. Com um encarte luxuoso, "Diamante" vem surpreendendo o mercado fonográfico. A Sony Music, atual gravadora da cantora, lançou 80.000 cópias do Cd e 30.000 cópias do Playback. Em apenas 3 dias, a primeira remessa de Cds e Playbacks se esgotaram. Confira a análise desse Cd belíssimo:

Diamante
Composição de Agailton Silva, a canção começa com piano, bem tranquila, porém ganha peso no refrão. Bem pentecostal, "Diamante" está entre os destaques do Cd. "O carbono se transforma em diamante e o néctar se transforma no mel. A lagarta se transforma em borboleta, rompe o casulo, voa no Céu...". A música descreve que, para o carbono ser cristalizado, é necessário colocá-lo em alta temperatura e que é exatamente assim que acontece conosco, quando precisamos ser aprovados, é necessário passarmos pelo fogo.

De repente
Com bastante guitarra, bateria, teclados e violinos, "De repente" descreve o momento que Deus derramou do Seu espírito no dia de Pentecostes. Assim como aqueles que foram insistentes em esperar em Jerusalém para serem revestidos, Deus pode derramar da Sua unção para aqueles que estiverem glorificando nos dias de hoje. "Adore crente, dê glória aí. De repente Deus pode agir. Esse Deus ninguém segura, de repente Ele te cura e dá vitória pra quem insistir...". Bela letra de Dill (Os Narizeus).

Um novo vencedor
Ao mesmo estilo de "Sabor de Mel", "Um novo vencedor" tem tudo para ser a continuação do grande sucesso em que foi inspirado. Escrita por Agailton Silva, a canção descreve sobre o quanto alguém pode se sentir pequeno, mas Deus é grande demais para levantá-lo. "Aonde o grande pisa no pequeno sem olhar se está ferindo ou se está matando. Aonde a escada do sucesso é tão alta que os degraus se sobem escalando. Mas é nessa terra de gigantes, dentro desse vale escuro que Deus vai fazer você brilhar. Você pode se sentir tão pequeno, mas teu Deus é grande pra te levantar....". É o single em que a Sony Music apostou e, realmente, acertaram.

Glória
Letra das Irmãs Andrads, "Glória" fala sobre a unção de Deus no meio da igreja. No final da canção há uma pequena participação especial de Jairo Bonfim. "Subir com glória, ir na glória, cantar glória, eu terei essa vitória na glória, glória vamos dar...". A canção segue um estilo pentecostal, porém é uma canção de fácil assimilação.

Fim do mundo
Na mesma linha da canção "Apocalipse", "Fim do Mundo" descreve os principais acontecimentos no fim dos tempos. Com bastante conteúdo geográfico, é a música mais extensa do Cd. Na introdução da faixa, ouve-se pessoas gritando, desesperadas, representando o momento do arrebatamento. Letra de Agailton Silva, está entre os destaques do Cd. "É o fim do mundo, é um super aquecimento, é a poluição do ar, é a camada de Ozônio se quebrando. É o gelo derretendo, e os mares se enchendo, é o volume das águas aumentando...".

Sacrifício e Adoração
Composta por Lázaro e Eduardo, a música começa com um declamado de Damares, convidando os povos, tribos, línguas e nações para adorar a Deus. A letra traz um grande ensinamento, dizendo que devemos adorar a Deus não somente quando tudo está bem, quando somos amados, quando nada falta. Mas devemos adorá-lo, também, quando tudo está difícil. "Se você for capaz de adorar, a prova vai passar, o louvor move os Céus e as cadeias também podem quebrar. Mesmo na dor, Jó adorou. Paulo e Silas deram louvor, a terra tremeu, a prisão se abriu, as cadeias se quebaram...".

Na mesa do Rei
Letra de Tângela Vieira, a canção fala sobre as humilhações de alguém que passou grandes dificuldades. Porém, Deus não se esquece dos Seus e trará bonança para quem batalhou. "Eu vou me assentar à mesa do Rei, eu vou comer na mesa do Rei. E todos que me humilharam vão me ver ali. E vão ter que saber que fui convidado sim...". Bem pentecostal, a música possui uma letra fácil e não demorará muito para os ouvintes decorarem.

Derrama Shekinah
Composta por Agailton Silva e com a participação especial do cantor Lázaro, "Derrama Shekinah" segue um estilo de axé, típico do cantor participante. Bem alegre, Damares e Lázaro fazem um perfeito dueto. A canção descreve das maravilhas que acontecem quando glorificamos ao Senhor. "Vai derramar, vai derramar, vai derramar, vai derramar, vai derramar a Shekinah...". A canção finaliza com o tradicional "Oh Lord" de Lázaro (Risos).

Quem viver verá
Escrito por Agailton Silva, a música fala sobre a batalha entre o pequeno Davi e o gigante Golias. Muitos, desacreditados, pensaram que Davi morreria no primeiro instante. Porém, ficaram surpresos quando viram Davi vitorioso. "Quem não acredita que você consegue, vai sentir o gosto amargo da decepção. Vai te ver brilhando na unção de Deus, aplaudido pelo Rei e pela multidão...". Perfeita canção para ser solada.

Adoração sem Fim
Ao estilo Black Music, "Adoração sem Fim" é a grande surpresa do Cd. A canção fala que, para subirmos na vida, precisamos descer. E que nessa vida temos que enfrentar grandes leões para sermos vencedores. "Eu vou carregar a minha cruz até o dia em que o Senhor me chamar. Eu vou seguir o meu Jesus, teu nome vou louvar, teu nome vou louvar...". Letra de Roberto Reis, é a canção mais jovem do álbum.

Ação de Deus
Essa é a canção que nos dá uma aula de Biologia. Palavras como célula, histonas, membrana e pele fazem parte dessa composição de Agailton Silva. A música fala que Deus vai agir e despertar o nosso vulcão que estava adormecido e vai gerar um grande avivamento. "É ação divina despertanto esse vulcão que estava adormecido, é ação de Deus na vida do Seu escolhido....". Canção muito bem elaborada.

Preciosidade
Essa canção é continuação da canção-título do álbum "Diamante". Descreve que muitas vezes as pessoas não nos valorizam, mas quem sabe realmente o nosso valor é o lapidador, que é Jesus. Somos uma pedra preciosa pra Deus, porém ela está escondida dentro do barro. Escrita pelas Irmãs Andrads, é uma ótima canção para gerar encorajamento e declarar esperança para quem está passando por uma situação difícil. "Tirou você do barro, nas águas do Espírito lavou. E entre os cascalhos, uma pedra linda o Senhor achou. Um diamante bruto que caiu nas mãos do lapidador...".

O Brasil é do Senhor
"Mas o Brasil é do Senhor. Este país é de Deus. De leste a oeste. De sul a sudeste. De norte a nordeste. O Brasil é Seu...". Inspirado em "Viajando pelo Brasil" da cantora Lauriete, a canção é o único forrózinho do Cd. Descreve que todos os estados brasileiros são patrimônio de Jeová. E, em relação ao Paraná, terra-natal de Damares, ela faz uma brincadeira dizendo que é uma terra abençoada que tem um sabor de mel. Composta por Agailton Silva, é uma declaração ao Senhor de que o nosso país pertence a Ele.

Consolador
Ótima para corais, "Consolador" encerra o Cd num momento bem espiritual, bem íntimo com Deus. É uma oração ao Senhor, pedindo para que Ele não afaste a Sua presença de nós por causa de nossos erros. "Perdoa o meu coração das vezes que errei sem perceber, mas não afaste sua presença. Seus frutos me fazem viver...". Letra de Anderson Freire, é uma canção de adoração que encerra o ábum da mesma forma que o Cd Apocalipse foi encerrado. E, assim, termina o Cd Diamante.

CONCLUSÕES
Um álbum abençoado que não pode faltar em sua casa. É uma preciosidade de Deus que chega em suas mãos através de Damares. Agailton Silva veio em peso nas composições deste álbum, que é sem dúvida um tremendo compositor. O encarte vem com belíssimas fotos e, na capa, a palavra "Diamante" vem com um brilho prateado. Damares acertou no repertório, Melk caprichou nos arranjos e Sony Music vem arrebentando na divulgação. Tudo em perfeita sincronia para que você tenha em mãos um "Diamante".

4 comentários:

  1. Gostei muito do seu blog e de sua maneira de se expressar.Vc está de parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado,amigos. Deus os recompense em dobro!!!

    ResponderExcluir
  3. analise totalmente imparcial o cd está carregado de erros bíblicos, de desvios, a "musica" fim do mundo é a pior de todas, uma heresia sem fim, como a maioria das coisas que a damares faz.

    ResponderExcluir