domingo, 12 de dezembro de 2010

Elaine de Jesus - Celestial - 2010


"Celestial". Este é o título do 12º Cd da cantora Elaine de Jesus. Produzido por Ronny Barbosa (13 canções) e Emerson Pinheiro (1 canção), Celestial vem com um repertório muito rico e pentecostal. Lançado pela Sony Music, o álbum se destaca entre os melhores do ano de 2010. Confira a análise do Cd:

Pode ser você
Composta por Fernando Filho, a canção "chegou chegando". Está sendo muito bem executada pela cantora onde ministra e muito bem aceita pelo público. Muitos rotulam-na como "A canção da Roda Gigante". "Se esqueceram que o quadro vira, se esqueceram que a Roda Gigante gira. Uma hora está lá embaixo, outra está lá em cima. A roda gigante gira. Está girando, está girando, está girando, e quem estava embaixo está subindo, Deus hoje está erguendo alguém aqui, fica ligado pode ser você". A canção inicia com guitarras e vai ganhando violinos conforme o desenvolvimento dela.

Deus visitou sua casa
Composta, também, por Fernando Filho, a música fala sobre restauração de família, trabalhar de Deus nos lares. O refrão é de fácil assimilação e também é um dos destaques do Cd: "Deus visitou sua casa, Deus visitou sua casa, Ele entrou com providência pra você". Sua introdução inicia-se com baterias e pianos e a cantora e o back já entram cantando o refrão.

Celestial
Canção-título do Cd, "Celestial" descreve a passagem de Jesus aqui na Terra, a sua crucificação e a sua volta no arrebatamento. Composta por Rogério Júnior, a canção inicia com pianos e violinos e ganha bastante peso no refrão "Mas o Céu irá abrir, em glória vai surgir, o servo que era Rei, com poder irá vir, joelhos dobrarão, em terra cairão. Mas eu vou me levantar, correr pra o seu abraço, agradecer a Cruz, dizer o quanto é amado meu Jesus, Jesus". Lembra "Explosão no Abismo" do Cd Pérola. Elaine faz um declamado e volta a cantar o refrão com toda a força.

Sheknah
Composta por Elizeu Gomes, a canção relata sobre o derramar da unção de Deus na igreja. Inicia-se com violinos e desenvolve-se tranquilamente. É uma canção bem típica de Elaine: "Sheknah que quebra todo o jugo do diabo e cura, purifica, muda a história e transforma. Quem te ama, te adora, glorifica, te espera, Deus supremo Tu estás neste lugar".

Digno
"Digno de todo o meu louvor, digno da minha adoração, Jesus é digno, sim, Ele é digno, Ele é digno". Assim começa a canção, já com o refrão sendo apresentado. Composta por Agailton Silva, a canção tem grandes chances de fazer parte do repertório dos corais, grupos em geral. Canção de fácil assimilação, ela descreve a visão de João na ilha de Patmos. Ótima canção de adoração e pentecostal ao mesmo tempo.

Vida no Altar
"É tanta glória que vai ser uma explosão". O termo "explosão" é bem utilizado pela cantora em suas canções, porém, isso não é o foco desta canção. Ela descreve que quem tem vida no altar não terá tempo de pecar, cair em tentação, mas o seu objetivo é agradar a Deus. Começa com piano e violão e ganha peso no refrão: "Quem tem vida no altar sente este poder, quem tem vida no altar tem forças pra viver, quem tem vida no altar é cheio da unção, quem tem vida no altar não cai em tentação. Só quem tem vida no altar pode cantar e adorar independente da situação". Lenno Maia compôs muito bem esta música e soube usar as palavras certas.

Não nos prostraremos
Única canção do álbum produzida por Emerson Pinheiro, "Não nos prostraremos" está sendo uma das mais aclamadas do Cd. Escrita por Moisés Cleyton, ela diz que ainda que tentem nos jogar na fornalha, o fogo em nossas almas arderá muito mais e que não vamos nos prostar diante da imagem do Rei. "E aqueçam a fornalha sete vezes mais, o fogo em nossas almas arde muito mais. Ninguém vai conseguir roubar a nossa fé, seguindo pra fornalha vamos adorar ao Rei dos Reis". A introdução dela é bem encorpada, cheio de bateria e teclados e o vocal apresentou uma ótima performance nesta canção.

Luz
Muitos não sabem, mas esta canção era para ser o título do novo Cd da Elaine de Jesus. A cantora lançou uma enquete no Twitter, perguntando aos fãs se gostariam de que o título fosse "Celestial" ou "Luz". Se caso "Luz" fosse escolhida, o título se chamaria "A Luz". Porém, "Celestial" ganhou. Voltando ao assunto, "Luz" foi composta por Marcelo Dias e Fabiana e descreve quando Deus disse - Haja luz - e viu Deus que era bom. Bem pra cima, lembra o estilo de "Deus, Tu És Bom", porém, mais leve. "A Luz vai brilhar, ela está brilhando agora, a luz vai brilhar e as trevas estão indo embora. O Sol vai nascer, o Sol da Justiça dará a sua luz. É o próprio Jesus que diz, agora em tua história, brilha a luz".

Deus da Providência
Canção que descreve as lutas da vida, as tempestades e situações diversas. Composta por Denner de Souza e Adriano Barreto, é uma canção bem típica do público pentecostal. Introduz com teclado e ganha força no refrão: "Pode vir o inferno, pode vir as ondas tentar me afundar, eu vou lutar, se um exército se levantar em fúria pra me enfrentar, eu vou guerrear". Perfeita para solo.

Som de adoração
Possui a participação de Lauriete. A mesma cantou num tom baixo para encaixar com a canção e com o timbre de voz de Elaine. Na canção, o compositor Moisés Cleyton fez uma analogia ao grande sucesso de Elaine, Terremoto Santo, no verso: "Um terremoto santo eu já começo a sentir, rompendo as portas e os ferrolhos não vão resistir....". É uma canção bem poderosa, fala da unção que Deus derrama no lugar onde o povo de Deus está reunido "Eu sinto o Seu poder, enchendo este lugar, eu vejo línguas repartidas que acabam de chegar, eu posso até ouvir a voz de Deus brando com poder, eu creio pela fé que o milagre vai acontecer". Bem pentecostal, ótima para duplas cantarem na igreja.

É tremendo
Eis que Marcelo Dias e Fabiana entram em cena novamente, agora, com uma canção pentecostal. Ela diz que muitos não vão conseguir ficar de pé por causa do altar de fogo que está fumegando. "É tremendo, é tremendo, é tremendo, é uma explosão, seja cheio de unção. É um temporal de glória, comemore a vitória antes dela chegar". Perfeita para quem gosta de cantar no final do culto quando o pregador ora pelas pessoas. Inicia com piano, mas ganha bateria e violinos logo no inicio, dando um ar de suspense.

O casamento
Muitos pensaram que era uma música romântica e, para surpresa, é uma canção que fala sobre a volta de Jesus. O casamento de Jesus com a Noiva do Cordeiro nos portais da glória. Muito legal essa metáfora que Moisés Cleyton fez na hora de compor a canção. Bem pentecostal, é a música mais extensa do álbum, porém, não é cansativa. "Novo corpo, novo nome, novas vestes, novo hino cantaremos, nunca mais a aflição". A canção conta com um declamado de Elaine baseado em Apocalipse 22. Arrepiante! O back, ao fundo, fica dizendo "Glória ao Senhor".

Ligado no Céu
Forrózinho de Agailton Silva cheio de tecnologia. Expressões como "clique" e "plugado" fazem parte da canção. "Quem é ligado no Céu, recebe a energia, poder de Jeová, pra guerrear, pra conquistar. Força nas mãos pra vencer o leão. Quem é ligado no Céu, recebe a energia, poder de Jeová, pra guerrear, pra conquistar, um clique de Deus e explode a unção". Descreve a história de grandes homens da Bíblia e que venceram as adversidades porque estavam "plugados" no Céu. Como todo o forró, o acordeon e os metais entraram em pauta na canção.

O dia
Encerrando o Cd do mesmo modo que começou, a canção fala sobre vitória. Descreve a passagem em que Josué diz para que o povo se santifique para que o Senhor opere maravilhas. E o Senhor engradece Josué, para mostar ao povo que assim como foi com Moisés, será com ele. "Hoje é o dia que Deus determina a tua exaltação, hoje é o dia Deus te dá a liderança e abre o Jordão, Hoje é o dia e os teus inimigos não vão entender. Mas Deus te tira de baixo, te levanta do pó. Te exalta na Terra. Te põe por cabeça". Canção muito bem elaborada por Marcelo Dias e Fabiana. Começa com piano, bem misteriosa e possui um declamado de Elaine antes de começar a cantar o refrão. E assim, encerra este Cd Celestial.

CONCLUSÃOPara quem gosta de um Cd bem pentecostal, "Celestial" é uma boa escolha. Letras fortes e marcantes. Disponível em Cd e em Playback. O Cd vem em formato Digipack - padrão da Sony Music - porém, uma novidade para a discografia da cantora. Elaine já havia feito algo parecido em "Deus nos Escolheu", porém, sem um acrílico para sustentar o Cd. A capa ficou muito bonita, lembra a capa do Cd Pérola, onde ela esbanja o seu lindo sorriso. A capa do playback é igual, mas vem com uma coloração mais escura do que a original. Destaques para "Pode ser Você", "Deus visitou sua casa" e "Não nos prostraremos". Bom, o Cd todo está digno de um verdadeiro álbum "Celestial". Adquira já o seu e seja abençoado!

2 comentários:

  1. Muito Legal a sua Resenha, Elaine de Jesus mostra sua veia pentecostal em Celestial, a musica mais linda com toda certeza é a "não nos prostraremos",
    com destaque para musica chiclete "Roda Gigante".
    .
    Celestial para quem gosta de um bom CD Pentecostal
    com umas pitadas de Pop, que só a Barbie Penteca consegue fazer.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado,amigo! Deus te abençoe grandemente! Um abraço...

    ResponderExcluir