segunda-feira, 13 de dezembro de 2010
Cassiane - Viva - 2010
Depois de quase três anos sem lançar um Cd inédito, eis que Cassiane volta novamente às suas atividades com o lançamento do Cd Viva. Este título foi escolhido porque muitos pensaram que ela estava "morta" nesse período (2008-2010), porém, ela está mais do que "VIVA". Agora, pela Sony Music, a cantora está a todo vapor divulgando seu novo Cd por todo o Brasil e, também, pelo exterior. É o primeiro Cd em formato HDCD. Masterizado por Steven Hall no Future Disc LLC, nos Estados Unidos, o álbum vem com uma sonoridade de enorme qualidade e traz uma inovação ao estilo musical de Cassiane. Confira a análise deste álbum, uma produção arrojada de Jairinho Manhães.
De uma forma diferente
Ao colocar o cd no rádio e apertar o "Play", já se ouve Cassiane cantando uma das mais belas canções do álbum - De uma forma diferente - "Talvez você quisesse dar um tempo, abandonando o que Deus tem pra você...". Sem introdução musical, a canção se desenvolve bem calma na primeira parte. Somente no segundo momento da música é que a mesma ganha mais corpo. Ela possui um estilo bem típico de Cassiane. Composta por Rodney Santos e Davi Vianna, a canção nos apresenta um refrão bem forte: "Quando Ele fala, cumpre, porque é promessa. Quando Ele escolhe honra, faz vencer a guerra. A ordem já foi dada, chega de chorar, quem te humilhou, vai ter que te honrar...". Ótima para quem gosta de cantar, na igreja, canções de ânimo, encorajamento. Você deve estar se perguntando: "Como eu vou cantar esta música se não há introdução musical?". Não se preocupe. No Cd Playback, há uma introdução musical para auxiliar na hora de entrar com a voz. Ainda bem (risos).
Celebrarei
Canção ao estilo Pop Pentecostal, o compositor Jairo Bonfim fala sobre o quão será maravilhoso a nossa entrada no Céu para adorar ao Senhor Jesus. Inicia com violões, com uma batida bem bacana. "Celebrarei, tudo novo celebrarei, e num lindo coral cantarei: Bendito é o que vem em nome do Senhor...". Na ponte da música, há um coral infanto-juvenil que acompanha Cassiane numa ministração poderosa: "Maranata, Maranata, ora vem Senhor Jesus, como som de muitas águas, eu já posso ouvir chamar o meu nome...". Está, também, entre as mais belas do Cd.
O Nazareno
"O Nazareno sobre o monte pisará, o Nazareno a Israel vem libertar, O Nazareno com a igreja vencerá, O Nazareno vem dessa vez para reinar...". Escrita por Moisés Cleyton, "O Nazareno" descreve sobre o padecimento de Jesus aqui na Terra quando foi crucificado. No entanto, Ele virá na batalha do Armagedom para guerrear e vencer. Acompanhada do Coral Renovasoul, a cantora interpreta a ponte de uma maneira tremenda "No Armagedom, o Nazareno vem, No Armagedom, libertar também...". A canção inicia com um estilo egípcio e se desenvolve de uma forma misteriosa, bem bacana. Lembra a canção "Vem, Senhor" da cantora Danielle Cristina. Se você conhece esta canção, já sabe o que encontrará em "O Nazareno".
Escolhido
Inicia bem calma com piano, teclados e a primeira parte da canção é bem calma. Letra de Tony Ricardo, "Escolhido" segue um mesmo padrão de Cassiane. Letra de encorajamento e esperança, porém possui uma pegada mais Pop / Pentecostal. "Um escolhido não perde a batalha, por Deus é ungido, debaixo de Suas asas está protegido, contra todo o mal...". Na segunda parte da canção, a guitarra entra em cena dando um peso a mais na ministração.
Sou um milagre de Deus
Esta canção mostra a que veio o Cd. Com um estilo Rock-Pentecostal, "Sou um milagre de Deus" foi composta por Vânia Santos e fala sobre os momentos em que pensamos em parar, mas daí lembramos de um Deus que fez tanto por nós e retomamos a caminhada. Inicia com um piano, bem triste. Contudo, antes de o refrão aparecer, surgem as guitarras com todo o peso. "Não vivo eu, mas o meu Cristo vive em mim, sou vencedor, nada vai me impedir de conquistar as vitórias que Deus tem guardado pra mim, sou um milagre de Deus...". É um dos destaques do Cd.
Creia no Milagre
A música fala sobre o clamor de Ana em desejar ter um filho e, assim como ela, o nosso "Samuel" também irá nascer, pois Deus realizará o milagre. Com uma ministração impactante, Cassiane interpreta com muita autoridade esta canção composta por Roberto Reis. Introduz com violinos, lembrando o estilo sinfônico de "Faça Diferença". "Creia no milagre, hoje vai acontecer, creia no milagre, Deus vai derramar poder...".
Memorial de Deus
"Acabou o tempo de sofrer, chegou o tempo de cantar. O deserto ficou pra trás, a ordem é celebrar...". Este é o refrão de "Memorial de Deus", escrita por Tony Ricardo. Bem pop, a canção inicia com saxofone e ganha bastante guitarra após o refrão ser cantado pela primeira vez. Lembra "Coração do Pai" da cantora Jozyanne. Cassiane fala sobre o quanto ela passou para chegar até aqui como um Memorial de Deus.
A unção de Deus
Composta por Hemerson Poubel, é uma canção que descreve que a unção de Deus faz milagres. Grandes homens da Bíblia são descritos nesta música e o quanto foram vitoriosos por lutarem na unção. Com um estilo bem pop, "A unção de Deus" começa bem misteriosa, mas ganha bateria e muitos efeitos de teclados. "A unção de Deus, está descendo aqui, ela quebra o jugo, faz o inexistente existir. A unção de Deus, vai se espalhar, exalte e glorifique, tem unção neste lugar...neste lugar...".
Primeiro Amor
"Primeiro Amor" é bem caraterística dos cds de Cassiane. Sempre há uma canção de adoração, mais calma, que representa uma oração a Deus. A música possui apenas violão e um violino no final da canção, sem back-vocal. É para você ouví-la num momento bem íntimo com Deus. "Pai, eu quero voltar, ao meu primeiro amor, eu preciso sentir de novo o teu calor, eu quero me entregar diante dos teus pés, vou me prostar, Pai eu quero voltar ao meu primeiro amor...". A canção foi escrita por Moisés Cleyton.
Desemborca o vaso
Mais uma composição de Moisés Cleyton, eis que surge o forrózinho do álbum. Lembra os forrós do Cd Com muito Louvor, como "Festa no Céu" e "Fogo Santo". "Dê glória e desemborca o vaso, dê glória e desemborca o vaso, dê glória e desemborca o vaso e comece agora a glorificar...". Para quem gosta de cantar "hinos de fogo" na igreja, "Desemborca o vaso" é uma ótima opção.
Águas da Unção
Escrita por Rony, Celso e Cassiane, "Águas da Unção" lembra a canção "Mergulhe" do Cd anterior da cantora. Fala sobre mergulhar profundo no rio para receber a cura. A música começa com guitarra, piano e segue calma na primeira parte. Já na segunda parte, a canção ganha mais peso. "Se prepare, meu irmão, Jesus está agitando as águas da unção, tenha fé para receber, hoje o milagre vai acontecer pra você"
Não vai faltar
Moisés Cleyton trouxe um resgate ao estilo de "Com muito louvor" com a canção "Não vai faltar". Fala sobre a perseverança de Deus em meio às lutas e que a promessa em nossa vida é real. Está entre as mais bonitas canções do álbum. Perfeita para quem gosta de cantar sobre este tema na igreja. "Não vai faltar o pão onde você chegar, não vai faltar o azeite, Deus vai derramar, Deus vai mover os Céus só pra te responder, quando você orar Deus vai mandar poder...". Tem tudo para ser a próxima canção de trabalho do Cd.
Faz-me viver outra vez
Essa canção traz um estilo Pop-Rock/Pentecostal. Escrita por Elaine Araújo, fala sobre Ezequiel 37, no vale de ossos secos, onde a nossa alma está cansada e que o Senhor precisa juntar os ossos e nos restaurar. Inicia com as guitarras em peso, e o refrão é bem vibrante. "Sobre mim agora, vem, derrama o Teu poder. Muda a minha história vem com força me cingir...".
Jesus Cristo Vem
Começando bem misteriosa com pianos e violinos, "Jesus Cristo Vem" fala sobre a volta de Jesus e a vinda do Anticristo para reinar na Terra. Composta por Hemerson Poubel, é a canção mais extensa do Cd. "Jesus Cristo vem buscar seu povo, vai acontecer o arrebatamento, a igreja santa vai entrar no Céu, dizendo: Santo, Santo é o Cordeiro que é Fiel...". Uma ótima canção para encerrar um Cd.
CONCLUSÕES:
Em se tratando de Cassiane, o álbum "Viva" veio com um estilo bem inovador. "Sou um milagre de Deus" e "Faz-me viver outra vez" foram as grandes surpresas do Cd. A arte gráfica do disco é bem simples, dando um tom natural para as fotos, que foram tiradas ao ar livre. Em formato DigiPack, o álbum trouxe uma novidade para a discografia de Cassiane, embora a Sony Music utilize-o como padrão. Ao mesmo tempo em que o álbum resgata o estilo que consagrou a cantora, ele traz inovações criadas por Jairinho Manhães. Vale a pena conferir. Disponível em Cd e em Playback.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário