terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Hillsong - Hope - 2003


Gravado em 7 e 8 de Março de 2003, na Hillsong Church Convention Centre, o álbum "Hope" veio com muita unção e ousadia para o povo de Deus. O tema central do álbum foi baseado nas palavras de Brian Houston e Bobbie Houston, Senior Pastors: "The heartbeat of this recording is HOPE. We can live a certain amount of time without food, a lot less time without water - but we were never meant to live without hope. No matter what things look like in the natural, when your hope is in God, your dreams will come true. We pray this is a blessing to you". (O pulsar desta gravação é ESPERANÇA. Nós podemos viver um grande tempo sem comida, um grande tempo sem água - mas nós nunca diríamos em viver sem esperança. Não importa o que as coisas aparentam no natural, quando sua esperança está em Deus, seus sonhos se tornarão realidade. Nós oramos para que este álbum seja uma bênção para você". Com o sucesso deste CD, as canções receberam versões em diversos idiomas e aqui no Brasil não foi diferente. Confira a análise deste álbum que declara ESPERANÇA aos quatro cantos da Terra:

Better than Life
Interpretada por Marty Sampson, a canção dá abertura ao álbum ao som de guitarras, violões e cordas. Bem festiva, a canção possui um estilo Pop/Rock e diz que o Senhor é melhor do que tudo neste mundo: melhor do que as riquezas, melhor do que o som de nossos amigos, melhor do que o amor que alguém poderia dar. "You oh Lord make the Sun shine, and the moon light in the night sky. Give me breath and all Your love. I give my heart to You, because I can't stop falling in love with You. I'll never stop falling in love with You...". Uma ótima canção para abrir o evento com muita alegria na presença do Senhor.

Glory
Canção solada por Darlene Zschech, "Glory" segue a mesma linha festiva da primeira canção, porém mais suave. Ela segue calma na primeira parte, inicia com guitarras, cordas, baterias, violões e ganha mais peso no segundo momento da melodia. A letra faz um convite aos povos da Terra para erguerem suas cabeças, abrirem as portas, pois o Rei da Glória entrará. "Lift up your heads, open the doors. Let the King of Glory come in. And forever be our God...". É uma canção bem congregacional, a igreja pode participar da canção sem nenhuma dificuldade.

Ever-Living God
Interpretada por Darlene Zschech, a canção dá o início ao momento de adoração no álbum. É bem típica do grupo. É uma declaração de amor ao Senhor, declarando que Ele é Maravilhoso, Formoso, Príncipe da Paz, Fiel e Glorioso. "You are Wonderful, Marvellous, Forever. Beautiful, Prince of Peace, Faithful One, forever...". Inicia suave com as guitarras, segue calma na primeira parte e vai ganhado mais peso conforme o seu desenvolvimento. Ótima canção.

Need You Here
A interpretação da canção ficou por conta, também, de Darlene Zschech. Essa canção lembra o estilo das canções do álbum anterior "Blessed", com bastante garra e firmeza. Ela diz que o Senhor é como a chuva que cai e que Ele colocou o Céu em nossos corações. Os montes podem se mover e cair no meio dos mares, mas o Senhor jamais nos deixará cair. O refrão é bem forte e, no final da canção, a igreja repete-o com muita espiritualidade. "Holy, Holy is the Lord. King of Glory. Forever, Saviour of the world..". Essa canção é um grande destaque do álbum.

My hope
Canção-tema da gravação, "My hope" vem carregada de muita ousadia na interpretação de Darlene Zschech. Bem calma e, ao mesmo tempo, impactante, a canção descreve que a nossa esperança está no nome do Senhor, de onde vem o nosso socorro. A nossa confiança está em Seu nome e cantaremos seus louvores porque Ele é fiel. "My hope is in the name of the Lord, where my help comes from. You're my strength, my song. My trust is in the name of the Lord, I will sing your praise. You are faithful. No encarte do CD, Darlene deixa um versículo da Bíblia em Matheus 12;21: "And His name will be the hope of all the world. ( E o nome d'Ele será a esperança de todo o mundo)".

Still
Solada por Tulele Faletolu, a canção fala que quando os oceanos se levantam e os trovões rugem, nós voaremos com o Senhor sobre a tempestade. Ele é Rei sobre a inundação e nós descansaremos porque sabemos que o Senhor é Deus. Essa canção é de grande importância nesse álbum, tendo o seu destaque pela interpretação e pela bela letra que a compõe. "When the oceans rise and thunders roar. I will soar with You above the storm. Father, You are King over the flood. I will be still and know You are God".

Angels
Interpretada por Marty Sampson e Darlene Zschech, é a canção mais calma do CD. Fala que a eterna vida há somente naquele que fez os Céus e Terra e que cantaremos junto com os anjos ao nome do Senhor. "The holiest place there could ever be, all You can do is bow, before the One who made Heaven and Earth, before the Almighty God. For Him alone. Sing with the angels, singing the name of the Lord, Singing the name of the Lord...". No final, a canção foi muito bem aplaudida pela igreja.

Can't Stop Praising
Quebrando o período de adoração, Tulele Faletolu entra em cena, novamente, agora com uma canção bem pra cima. Destaque para o vocal dessa canção que ficou muito legal, parecendo back-vocal americano de black music. A letra fala que, por mais que buscamos encontrar palavras para expressar quem o Senhor é, a Sua formosura não poderá ser descrita por completo. Vamos adorá-lo no dia e na noite, em todo o tempo. Ele é melhor do que o maior tesouro e a alegria está n'Ele. "In the morning, I can't stop praising Your name. In the evening, I can't stop praising Your name. And I want You to know, Yes I want You to know. Oh, yes I". Quando você pensa que a canção terminou, Tulele volta com a ponte "Hallelujah, we praise your name".

You are/You are Lord
Retornando ao momento de adoração, Darlene Zschech interpreta essa canção com muita profundidade. Destaque para a "mistura" que há no meio da canção, em que uma parte do coral canta a ponte da música e a outra parte canta o refrão. Creio que foi essa atitude que deixou a canção mais poderosa e belíssima. A letra diz que o Senhor é a nossa luz e salvação e que não há o que temer. Ele é a nossa força de nossos dias e que não ficaremos com medo de ninguém. Assim, bendiremos o nome santo do Senhor. "I will bless the Lord forever. I'll bless Your holy name......You ask me who do I, say that You are and I say that You are the Christ, Son of the Living God...". Grande destaque, também, desse CD.

Here I Am To Worship/Call
Reuben Morgan, com sua simplicidade, interpreta "Here I Am To Worship" de todo o coração. É bem notória a presença de Deus nessa canção. Fala que o Senhor veio humildemente à Terra que criou e se fez tão pobre por amar um povo pecador. E que nunca saberemos o quanto custou ver os nossos pecados sobre a Cruz. Profundo, não? Rica em violões, segue bem calma no primeiro momento e ganha bateria no segundo. "Here I am to worship, Here I am to bow down. Here I am to say that You're my God. You're altogether lovely, altogether worthy, altogether wonderful to me. I'll never know how much it cost to see my sin upon that cross..". Darlene entra na primeira vez em que o refrão é cantado e lidera a canção com a ponte "Call": "Call upon the name of the Lord and be saved...".

Highest
Canção mais extensa do álbum, "Highest" possui uma letra simples, porém traz um impacto glorioso para a igreja. Solada por Darlene, a música dá encerramento ao Disco 1 do álbum Hope. Descreve que o amor do Senhor é como os oceanos, mais profundo do que os infindáveis mares. A Sua fidelidade é como as montanhas e a Sua palavra jamais falha. O refrão é pequeno, mas percebe-se que a igreja entoa com toda a força, dando um brilho a mais pra canção: "Glory to God, let every heart sing. Glory to God in the Highest...". Ótima canção para encerrar qualquer evento com chave de ouro.

Song of Freedom
Décima segunda canção do álbum e primeira canção do Disco 2, a canção dá abertura ao segundo momento da gravação com muita alegria e vibração. Cantada por Darlene Zschech, a letra fala que a canção da liberdade está, hoje, em nossos lábios e que cantaremos sobre aquele que nós amamos. "Your love is so wonderful, let all the people sing that our God reigns, above all..".

Shout Your Fame
Interpretada por Steve McPherson, a canção fala que muitos dizem que Jesus foi apenas um bom homem, um profeta, outros dizem que Ele ainda está no túmulo. Porém, nós dizemos que Ele está vivo, é o nosso Deus e espalharemos sua fama por toda a Terra e o mundo conhecerá a grandeza do Senhor. Com um pegada pop/rock e carregada de metais, a canção é bem vibrante e proporciona alegria ao ambiente. "I will shout your fame in all the Earth. I will lift your name on high. And the world will know your greatness. You are my God, I will shout Your fame in all the Earth, I will lift your name on high. I will show the world your goodness. As I live a life that shouts Your fame..."

Exceeding Joy
Cantada por Miriam Webster e Darlene Zschech, "Exceeding Joy" diz que a nossa alma se alegra no Senhor, pois Ele levanta quem está fraco e faz grandes coisas por nós. Com um clima bem de adoração, a igreja se entrega ao Senhor nessa canção. "My soul magnifies the Lord. My heart joys in God, my Saviour. For He lifts the lowly and He's done great things for me. I will sing, praising evermore. He is mighty and holy is His name..". Perfeita para um momento de quebrantamento diante de Deus.

King of Love
A primeira estrofe é interpretada somente por homens. Em seguida, Darlene Zschech dá continuidade à canção. Segue a mesma linha de "Ever-Living God", declarando que o Senhor Jesus é Maravilhoso, Poderoso, Formoso, Glorioso, o Grande Eu Sou. "Your name is lifted high over all. The King of kings are Lord of all lords. The angels cry, the Earth proclaims, Jesus is the King....". Possui uma letra de fácil assimilação e é bem gostosa de cantar.

To The Ends of The Earth
Interpretada por Marty Sampson, "To the Ends of the Earth" é a última canção de adoração do álbum. Ela fala que íríamos aos confins da Terra para contar a história de Jesus e que o mundo verá que só o Senhor é Deus, pois esse é o nosso chamado. "Jesus, I believe in You. And I would go to the Ends of the Earth, to the Ends of the Earth. For You alone are the Son of God. All the world will see that You are God. You are God...". Uma canção que destaca a importância em anunciarmos o Evangelho a todas as nações.

Free
Solada por Joel Houston, a canção fala que nós somos os únicos na Terra que podemos fazer uma mudança. Que Deus ainda pode fazer milagres acontecerem nos dias de hoje. Não há nada impossível para Ele, se vivermos a nossa vida com Jesus dentro de nossos corações. Ao estilo Pop/Rock, a música inicia com violões e ganha guitarras no pré-refrão, dando um toque mais jovem ao arranjo. "If I had wings, I would fly, 'cause all that I need You are. If the world caved in around me, to You I'd still hold on. 'Cause You're all that I believe and the One that Created me. Jesus, because of You. I'm free...". Possui um refrão bem rápido, dífícil de a igreja acompanhar cantando. Porém, é uma ótima canção de celebração.

Highest - Reprise
Encerrando o Disco 2 do mesmo modo em que foi encerrado o Disco 1 do álbum, eis que "Highest" ressurge. Com apenas um instrumental de 2:13, segue o mesmo ritmo da canção original. É como se fosse um póslúdio da música. E assim, "Hope" encerra-se com guitarras, bateria, cordas, violão e efeitos no teclado em peso.

CONCLUSÕES
O álbum é, sem dúvidas, um marco no ministério do grupo australiano Hillsong Live. Na mesma linha do anterior "Blessed", "Hope" conquistou o carinho do mundo e, com certeza, do Senhor Jesus também. Pessoas no mundo todo cantam, até hoje, canções desse repertório. Vale ressaltar, também, que a partir desse álbum, o grupo ficou mais conhecido aqui no Brasil e ganharam, cada vez mais, notoriedade no meio do povo brasileiro. As canções vieram mais extensas do que os álbuns anteriores, porém, sem deixar a desejar. Adquira já o seu e declare que a sua ESPERANÇA está em Jesus, o Poderoso Senhor.

2 comentários:

  1. ADOREI A ANÁLISE DO ÁLBUM, REALMENTE ELE É MUITO BOM. CADA MUSICA TEM SUA MENSAGEM E É MUITO IMPACTANTE, PRINCIPALMENTE A HIGHEST....

    ResponderExcluir
  2. so faltou as legendas das musicas que foi uma pena

    ResponderExcluir