sábado, 19 de março de 2011

Suelen de Jesus - Livre/F.R.E.E - 2009




Depois de seis anos sem lançar Cd, Suelen de Jesus está de volta em um novo álbum recheado de surpresas: Livre / F.R.E.E. Ao estilo Pop/Rock, o repertório traz grandes sucessos internacionais de bandas cristãs como Hillsong Live, Planet Shakers, Jesus Culture e muito mais. Com produção musical de Rogério Vieira (10 músicas) e James Felipe (2 músicas), as canções reafirmam o amadurecimento da cantora e o encontro do seu estilo musical. Masterizado nos Estados Unidos, no Perfection Studio, o álbum traz uma sonoridade de alta qualidade que está surpreendendo os ouvintes. Confira a análise desse segundo álbum de Suelen:

Vou Gritar
Essa faixa é a mais pesada do Cd. Dando abertura ao Cd com muitas guitarras, baterias e efeitos de teclado, a canção fala sobre a importância de pregarmos o Evangelho, pois se não fizermos, quem fará? A letra diz que iremos gritar bem alto para que o mundo possa ouvir a Palavra do Senhor. Após a ponte, as guitarras entram em cena com todo o peso, expressando bem o estilo Rock.

Eu sou livre
Mais suave do que a primeira faixa, essa canção possui um pegada bem Pop/Rock. Fala que em Jesus nós somos livres pra correr, pra dançar, pra viver por Ele. Através disso, os povos verão por Cristo, os mudos cantarão e muito mais. Essa música é bem gostosa de ouvir, possui uma batida tranqüila e é ótima para celebração. Destaque para as guitarras que deram um show nessa música. Embora o arranjo tenha sido uma cópia fiel à canção original, Rogério deu o seu toque especial no arranjo e merece aplausos.

Livre
Canção-título do álbum, já começa com a cantora e o back-vocal interpretando a canção. Em seguida, vem as guitarras pra evidenciarem o estilo Pop/Rock da música e abrilhantar ainda mais o arranjo dela. Em um estilo de celebração, a canção fala que o Senhor Jesus é o nosso Salvador e que, com Ele, nós somos livres do pecado, do passado, de toda a dor. Na verdade, a temática desse álbum está voltada para o tema liberdade e nada mais justo do que escolher essa faixa como título do projeto.

Cura
Primeira canção de adoração do CD, “Cura” está entre os destaques do repertório. Iniciando com guitarras e teclado de um modo bem calmo, a melodia segue num ritmo bem suave na primeira parte e, na segunda, ganha um peso a mais. Fala que nós cremos que o Senhor Jesus é a nossa cura, nossa porção, que nada é impossível para Ele, pois o mundo está em Suas mãos. É uma canção voltada mais para a cura, quebrantamento, ótima para grupos de jovens entoarem nos cultos.

Quero a Ti
Voltando aos momentos Pop/Rock, essa canção inicia bem misteriosa e vai aumentando gradativamente a sua melodia. É um Rock-progressivo. Fala que não dá pra compreender o amor de Jesus Cristo e que nós queremos mais e mais dele em nossas vidas, além da razão e além de qualquer entendimento humano. Lembra aqueles Rocks britânicos, dando um ar de suspense (Risos).


Vem me Usar
Outro destaque do álbum, “Vem me Usar” é uma canção que fala que nós não podemos perder os nossos dias vivendo o nosso querer, pois as almas estão perecendo. Então, precisamos que o Senhor nos use para fazer a diferença nesta geração. Rica em teclado, guitarras e efeitos, é uma canção de fácil assimilação. Ótima para ser solada e ótima, também, para grupos de louvor em geral, produz um clima de adoração na igreja, onde leva os ouvintes a fazer uma reflexão sobre o que eles estão fazendo para o Reino do Senhor.

Este é o nosso Deus
Nem calma e nem agitada. Essa é a definição da canção “Este é o nosso Deus”. Fala sobre o grande sacrifício de Jesus na Cruz do Calvário, onde derramou o seu sangue por todos nós. Antes da entrada da ponte, o teclado entra na canção para gerar um momento mais reflexivo na música, porém, um pouco mais à frente, as guitarras e baterias vem com tudo dando um grande peso à ministração. Belíssima canção e interpretação da cantora nota 10!

Infinito Amor
Canção mais lenta do álbum, a mesma inicia com o teclado e alguns efeitos. Descreve o grande amor de Jesus e que não há outro igual em toda a Terra. Ele deixou a sua glória e esplendor para morrer pela humanidade, tudo por amor. No final da canção, entra a bateria para dar um “Up” na melodia e segue até o fim com a ministração de Suelen, declarando que nós queremos ir ao encontro do Senhor Jesus.

Grande e Forte
Retornando ao momento Pop/Rock, “Grande e Forte” vem com bastante energia e inicia com efeitos de teclado e a guitarra entra com muita força. Fala que Deus é Grande, Forte, Poderoso, Maravilhoso. Nós elevaremos os nossos olhos para ver a Sua face gloriosa e que correremos ao Seu encontro. Perfeita para os momentos de celebração de sua igreja.

Eu Adoro
Última canção em Português do álbum, a faixa é uma adoração poderosa ao Senhor Jesus. Declara que o Universo está aos pés dele e que as estrelas brilham somente para adorá-lo. O refrão é bem calmo e a ponte é bem forte. Descreve que Cristo é o Deus Eterno, Majestoso e que toda a Terra se rende e o adora. Rica em teclados, efeitos, guitarras e baterias, é uma declaração de amor ao Senhor Jesus. Bem congregacional, se encaixa perfeitamente para ser solada e para ser entoada em conjunto.

How He Loves Us
Dedicada ao público de Suelen nos Estados Unidos, é uma canção que fala que o amor de Deus é imenso, é como um furacão e nós somos como uma árvore que balança ao vento da sua misericórdia. Letra forte, não? Interpretada em Inglês, Suelen esbanja graves e agudos em perfeita sintonia nessa melodia. Bem calma, é uma canção bem reflexiva que eu tenho certeza de que irá falar com você.

You Won’t Relent
Segunda canção em Inglês e última canção do álbum, Suelen e seu marido Isaías interpretam essa canção romântica com bastante firmeza. Fala que muitas águas não poderão afogar esse amor e que ele arderá em seus corações até eles serem um. Os agudos de Suelen são impressionantes nessa música. E assim, encerra-se o álbum “Livre”.

CONCLUSÕES:
Nota-se nesse Cd que Suelen de Jesus amadureceu em peso durante esse tempo. As canções foram bem escolhidas, os arranjos foram feitos com muita cautela e a qualidade sonora está excelente. Enfim, é um projeto muito bem feito, para a glória de Deus. A própria cantora disse em uma entrevista que não gostaria de lançar outro álbum só pra dizer que possuía mais um, mas que fosse algo do coração de Deus. E realmente foi. Você que gosta de canções ao estilo Pop/Rock, com umas pitadas de adoração, vai amar esse Cd. Adquira já o seu. Disponível em Cd e Playback.

Um comentário: